XXIII Reunião Anual da FeSBE

Federação de Sociedades de Biologia Experimental

20 a 23 de agosto de 2008. Águas de Lindóia, São Paulo

Apresentação

Apresente um trabalho na Reunião Anual da FeSBE. Esse é o objetivo desta chamada: convidar os pesquisadores e seus estudantes a que submetam seus trabalhos a avaliação por pares. Que apresentem seus trabalhos no maior congresso da área biomédica do país. Que apresentem seus trabalhos na reunião que propicia o mais amplo foro de discussão dos dados apresentados como painéis/pôster.

Em sua vigésima terceira edição, a Reunião Anual da FeSBE é um evento consolidado. Um clássico da ciência nacional. Da mesma forma que em anos anteriores, teremos várias dezenas de convidados internacionais, bem como de conferencistas nacionais. Realizarão suas Reuniões Anuais formais dentro da Reunião da FeSBE, a Sociedade Brasileira de Biofísica, a Sociedade Brasileira de Investigação Clínica, a Sociedade Brasileira de Fisiologia. A Reunião Anual está composta pelo V Congresso do Brazilian Society for Research on Vision and Ophtalmology, XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Biofísica, XLIII Congresso Brasileiro de Fisiologia, XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Investigação Clínica e tem a participação da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares, do Departamento de Endocrinologia Básica da SBEM, Sociedade Brasileira de Biologia Celular, a Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, a Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental, a Sociedade Brasileira de Imunologia, a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento e do Colégio Brasileiro de Experimentação Animal.

Apresentar um painel na FeSBE foi frequentemente um marco maior nos primórdios da carreira científica de vários expoentes da ciência nacional. Ter a oportunidade de publicamente discutir os próprios resultados experimentais em um congresso nacional é certamente uma experiência memorável. As contribuições resultantes dessa exposição pública podem melhorar o trabalho. Dar novos rumos ao projeto. Resolver entraves técnicos. Indicar novas interpretações. Em suma, resultar em uma importante conquista não apenas para o trabalho mas para a formação do estudante. Neste sentido, a Reunião Anual da FeSBE deveria quase que ser vista como evento obrigatório na formação de todos em nossa área de pesquisa.

Mas não apenas aos estudantes dedica-se e destina-se o congresso. Também os pesquisadores estabelecidos ou em fase de afirmação profissional tem em nossa Reunião oportunidades únicas. A oportunidade de contatos com outros pesquisadores. De estabelecer frutíferas colaborações. De construir relações de pesquisa que transcendam o mero projeto em si. De tomar conhecimento, discutir e modificar as políticas públicas na área. De estabelecer estratégias de ação para superar os principais gargalos em pesquisa.

Neste sentido, este material de divulgação é um amplo convite a todos para que participem ativamente de nossa Reunião Anual. Inscrevam seus resumos. Discutam de forma ampla seus dados experimentais. Debatam os rumos das políticas em ciência e tecnologia no país. Convido a todos para que contribuam com o vigor da nossa ciência. Que ativamente contribuam para esse crescimento. Sua participação é o primeiro passo para esse objetivo. Nos vemos em Agosto em Águas de Lindóia.

Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello
Presidente

Catarina Segreti Porto
Secretária Geral