Carta Convite

A Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) foi fundada em 1985 e congrega as Sociedades Brasileiras de Biofísica, Bioquímica e Biologia Molecular, Biologia Celular, Fisiologia, Farmacologia e Terapêutica Experimental, Imunologia, Investigação Clínica, Neurociências e Comportamento, BRAVO (Brazilian Association for Research in Vision and Ophthalmology), Ciências em Animais de Laboratório, Biociências Nucleares e Departamento de Endocrinologia Básica da Sociedade de Endocrinologia e Metabologia.

Em 2013, a Reunião Anual da FeSBE voltará às suas origens, ou seja, retornaremos a Caxambu, Minas Gerais, de 21 a 24 de agosto, no maior encontro científico da área de biologia experimental do país, a XXVIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE). Pesquisadores do país e do exterior estarão reunidos neste conceituado encontro da ciência nacional.

Sem dúvida um dos maiores marcos na carreira científica de muitos dos atuais professores e pesquisadores de nosso país foi o fato de apresentar seu primeiro painel na Reunião da FeSBE. E, especificamente, muitos de nós, em Caxambu! A oportunidade de publicamente discutir os próprios resultados experimentais em um congresso de tal magnitude é certamente uma experiência inesquecível. As contribuições resultantes dessa exposição pública melhoram o trabalho, e, em algumas situações, dão novos rumos ao projeto, ajudam a solucionar entraves técnicos, indicam novas interpretações e iniciam novas colaborações. Em suma, resultam em uma importante conquista, não apenas para o trabalho, mas para a formação do estudante e o desenvolvimento da ciência em nosso país. Neste sentido, a Reunião Anual da FeSBE deve ser vista como evento obrigatório na formação de todos em nossa área de pesquisa.

A Reunião da FeSBE, todavia, não se dedica e destina apenas aos estudantes. Também os pesquisadores estabelecidos, ou em fase de afirmação profissional, tem em nosso encontro oportunidades únicas: interação com outros pesquisadores, estabelecimento de frutíferas colaborações, construção de relações de pesquisa que transcendem o mero projeto em si, dentre outras. Além disso, podem tomar conhecimento, discutir e modificar as políticas públicas na área e estabelecer estratégias de ação para superar os principais gargalos em pesquisa.

Neste sentido, este material de divulgação é um amplo convite à comunidade científica, para que todos participem ativamente da XXVIII Reunião Anual da FeSBE, a qual está sendo preparada com todo o cuidado e a dedicação de costume. Convidamos todos a enviarem resumos, participarem da nossa Reunião Anual e contribuírem com a geração da ciência em nosso País. Esperamos contar com a sua participação e, seguramente, encontramo-nos em agosto em Caxambu, Minas Gerais.

Walter Araújo Zin
Presidente

Luciana Venturini Rossoni
1ª. Secretária Geral