Carta Convite

 

A Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) foi fundada em 1985 e congrega as Sociedades Brasileiras de Biofísica, Bioquímica e Biologia Molecular, Fisiologia, Farmacologia e Terapêutica Experimental, Imunologia, Investigação Clínica, Neurociências e Comportamento, BRAVO (Brazilian Association for Research in Vision and Ophthalmology), Endocrinologia e Metabologia, Biociências Nucleares e Biologia Celular. A FeSBE até o ano de 2004 realizava suas reuniões anuais primordialmente na Região Sudeste, o que limitava a participação de estudantes e profissionais residentes em locais mais afastados, como as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Com base neste panorama, a Diretoria da FeSBE propôs a realização de Reuniões Regionais para permitir o acesso, principalmente, de pós-graduandos e graduandos a discussões científicas. Assim, a partir do ano de 2005, iniciou-se as Reuniões Regionais da FeSBE, sendo Belém (PA) a primeira capital a sediar este evento. O evento teve continuidade em Recife (PE), 2007, Fortaleza (CE), 2008, Goiânia (GO), 2009, Aracajú (SE), 2010, e Manaus (AM), 2011. O sucesso desta iniciativa fica evidente pelos diferentes trabalhos apresentados como painéis e comunicações orais pelos estudantes de iniciação científica e pós-graduandos e pela expressiva participação destes e de pesquisadores da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste em conferências, simpósios/módulos temáticos e cursos realizados durante o evento.

No período de 31 de maio a 02 de junho de 2012 será realizada a VII Reunião Regional da FeSBE, em Maceió (AL), capital que receberá pela primeira vez um evento científico com as características da FeSBE. A Comissão Organizadora Local é composta por Professores e Pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino Superior sediadas no Estado de Alagoas, atuantes nas áreas dentro do escopo da FeSBE. A VII Reunião Regional contará também com a participação de palestrantes das demais regiões do país, o que permitirá uma abrangência nacional ao evento.

A VII FeSBE Regional será realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, localizado no histórico bairro do Jaraguá, em Maceió, que possui uma localização de fácil acesso e cercada de uma ampla rede de restaurantes e hotéis. Esta infraestrutura encontra-se preparada para atender todo o público esperado para este evento (estudantes, pesquisadores, professores e expositores de todo o país).

Este evento será realizado sob a coordenação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que atualmente possui 3 Campi, sendo um na capital Maceió e outros dois no interior (Arapiraca e Sertão). A UFAL oferece 53 cursos de graduação e 35 programas de pós-graduação Stricto sensu (27 programas de mestrados e 8 de doutorados). Além disso, em atividades de Extensão Universitária, a UFAL dispõe de 22 projetos distribuídos em diferentes áreas de atuação. Dentre os cursos de graduação em áreas da Saúde e Ciências Biológicas, a UFAL oferece: Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Medicina, Medicina Veterinária e Nutrição.

Portanto, essa é uma iniciativa com característica interdisciplinar de levar os conhecimentos atuais em Biologia Experimental para o Estado e Região, beneficiando, particularmente, os pós- graduandos e motivando os estudantes de graduação para o trabalho científico.

Emiliano de Oliveira Barreto
Presidente da Comissão Organizadora Local